Procure no blog por aqui!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Música Popular Brasileira...

Vi uma entrevista onde definiram duas vertentes da música. A cultural e a de entretenimento. Fui obrigado a discordar, pois a dita música de entretenimento, na maioria dos casos, não é música. Do dicionário, temos que a música é a arte e a ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. Então, eu me dou à liberdade de excluir várias vertentes ditas pelo simples fato de não me agradarem. Tem-se por aí sons que enriquecem gravadoras emitidos por “cantores” que dizem “cantar” sua realidade. São pessoas com histórias de vida lindíssimas, mas, que ao invés de um livro, preferem gravar um CD sem nenhum compromisso musical. É claro, livro não vende.

Fiquei com vergonha quando vi algumas dessas novas vertentes de “música” se rotulando como MPB. Mas a pobre da MPB teve que engolir, inclusive eu, que se é brasileira e é popular, é MPB. Só não consegui enquadrá-las na sigla por causa do “M” mas essa foi só a minha opinião. Resolvi, então, mudar o nome do meu gosto, pois quando eu dizia gostar de MPB, poderia estar me juntando à vulgaridade da atual sonoridade popular brasileira. Até porque, posso dizer tranqüilamente que a música brasileira que eu gosto não tem nada de popular.

Enquanto os dinossauros sobrevivem pois conseguiram seu espaço nas décadas passadas, hoje em dia temos que engolir um quintilhão de “músicas” clonadas do mercado europeu e americano e os nossos bons músicos ficam procurando um lugar ao sol tocando em barzinhos e pizzarias. Portanto, eu não gosto de MPB, eu gosto de MDB: Música Desconhecida Brasileira!

6 comentários:

  1. Essi Juca Trombone tá mitidu qui só eli só! Gostei dimais da conta du qui ocê iscreveu i concordu "prenamenti"!Li, nu úrtimu Centenáriu, qui "música é vida interior i qui quem tem vida interior nunca padeci di solidão"!(Artur da Távola)
    Ói só qui coisa mais linda!Tão mais lindu quantu issu são aquelis versu du Gildes Bezerra:"Cantá, cantá seja lá comu fô!Si a dô fô mais grandi qui u peitu, cantá bem mais forti qui a dô!"Parabéns,Juca Trombone!I obrigada por mais essa opção.
    Beijim. Caipira Urbana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Juca!E obrigada por essa opção de leitura, que pra você pode não ser literatura, mas que agrada ao coração.A música é algo mágico que nos torna mais sensíveis. Li no último Centenário, que "música é vida interior e quem tem vida interior nunca padece de solidão"(Artur da Távola).Mais lindo que isso só os versos de Gildes Bezerra:"Cantá, cantá seja lá comu fô! Si a dô fô mais grandi qui u peito, cantá bem mais forti qui a dô"!.

    ResponderExcluir
  3. Ôh Thais - ou caipira Urbana... é por aí mesmo... fique sabendo q copiei sua idéia de Blog. Achei muito legal a iniciativa... vamos ver no que dá!
    beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Uai! Continuo fazendo minhas besteiras! Agora que eu vi que mandei tudo repetido! Pensei que naõ tinha dado certo e fiz de novo!Mas, tudo bem!
    Beijinhos.
    Thais.

    ResponderExcluir
  5. fala assim não... diz q vc apenas mandou em Caipires, depois traduziu... hehehehe

    ResponderExcluir
  6. não se orgulhe de conhecer o 'desconhecido'! é vergonhoso!

    ResponderExcluir