Procure no blog por aqui!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

voltando aos versos...

Duas poesias... uma livre e um soneto... o assunto é o mesmo! sei lá... é isso aí!


o sangue que pulsa
nas veias da dor
não é meu.
nem é meu
o sofrimento do jornal.
tenho comigo
coisas mais simples.
comigo fica a felicidade.
e sofro
com as dores dos outros...



Diferenças
Se algum dia chegar à minha casa
Um pobrezinho filho de ninguém
Neste momento de meu peito em brasa
Sinto-me responsável por alguém.

Implora por migalhas, nada além!
E tento, incentivando, lhe dar asas.
Nada disso parece que convém,
E sai para pedir em outras casas...

Tento entender a vida para mim...
Por que, meu Pai, mereço tanta sorte?
Por que tem gente neste mundo assim?

Será que foi o próprio Deus quem quis?
Alguns recebem vida e outros a morte.
E sofro por saber que sou feliz.

domingo, 7 de setembro de 2008

Cientistas de um modo geral... só a minha ignorante opinião

Você acredita em previsão do tempo? Eu até que olho, mas não confio. Principalmente se olhar varias fontes. Sempre tem uma falando chuva outra falando sol. Então com que cara de pau eles vão prever a fauna e a flora daqui a quatro milhões de anos? Prever habitat, predadores, costumes e, pasmem, a capacidade dos sentidos? Um programa na TV achou que é possível e com a maior cara de pau, lançou essa previsão. Isso mesmo:

O tartuarolídio terá um bico longo e achatado capaz de detectar através de sua língua que assumiu a responsabilidade do olfato devido as fortes temperaturas, a presença a quilômetros de distância das formigaléias, uma parente distante das populares saúvas, sua principal presa, que habitarão as árvores triotrepácias, únicas que sobraram da extinta Floresta Amazônica que será um enorme deserto de sal e areia...

Quem me garante que não terá raça humana? Quem me garante que outra forma de vida não vai desenvolver a inteligência assim como nós? É fácil chutar assim... Ninguém vai estar lá mesmo pra confirmar. É mais fácil acreditar numa vida cibernética ou virtual igual ao filme “MATRIX” do que nestes chutes.
Tudo bem, não é chute. É claro que estas previsões são baseadas em muitos cálculos e pesquisas. Mas se eles não acertam com precisão a chuva ou o sol de amanhã, é muita pretensão querer ir tão longe assim. Assim como os filmes de ficção, a única coisa que me impressiona é a qualidade da computação gráfica.

Vi também, em outro programa, que foram encontrados três pequenos ossos – O maior não tinha dez centímetros – pertencentes à uma nova espécie de dinossauro, ou sei lá o quê. Até aqui tudo bem, mas aí vem o rapaz, me faz uma animação em 3D e mostra, a partir dos 3 ossinhos, o dinossauro inteiro. Como ele era, onde caçava, o que ele caçava e seu grunhido – qual é o nome do barulho dos dinossauros? Eles fazem barulho mesmo? – e a coloração da pele do bicho. Pele, casca, escama sei lá...
Não é possível!!! Os ossinhos vieram com código de barra? Tinha alguma etiqueta com ficha técnica? Não me venha com esse papo de DNA porque é muito Spielberg pro meu gosto... DNA não é foto. Nem vídeo. Nem tem a dieta diária. Ainda... Mas continuo impressionado com a computação gráfica.